Arco e Flecha
Musculatura
Puxar a corda do arco requer força dos braços, peito, ombros e costas, num esforço parecido com o de levantamento de peso. Este esforço é mantido por alguns segundos enquanto o arqueiro mira, antes de fazer o disparo. A repetição do tiro gera um desenvolvimento da maioria dos principais grupos musculares da parte superior do corpo.
Equilíbrio
O equilíbrio é de fundamental importância no tiro com arco. O atleta deve manter seu corpo estabilizado enquanto mira e faz um disparo. Praticar a modalidade o ajuda a ganhar o controle do equilíbrio enquanto você mantém a concentração no tiro. Quanto mais se pratica, mais a musculatura do atleta se acostuma a mantê-lo firme.
Coordenação
Tiro com arco demanda um trabalho em conjunto de membros e funções motoras do corpo, como mão, braço, olho e respiração. O esporte treina esse conjunto de habilidades simultaneamente, aprimorando a sua coordenação motora, o que resulta em um melhor controle do seu arco e vai ajudá-lo em outros esportes ou atividades que exijam habilidades manuais.
Caminhada
Retirar as flechas do alvo para reutilizá-la requer uma série de caminhadas entre a linha de tiro e o anteparo. Um atleta iniciante faz uma caminhada entre 500 metros e um quilômetro durante uma sessão de treino. O efeito cumulativo desse passeio é uma melhora na saúde cardiovascular, reforço no tônus muscular da perna e gasto de 270 calorias por hora.
Concentração
O esporte ensina a competir não apenas contra os outros, mas também consigo mesmo. O conhecimento de suas capacidades, proporcionado pelo esporte, estimula a superação de si mesmo. A frequência da prática vai elevar não apenas a sua capacidade de acertar a flecha “na mosca”, mas também a sua autoestima.
Comentários