Borboletas ajudam a avaliar impactos ambientais

Todo mundo sabe que a natureza é a principal responsável pela vida na Terra que conhecemos. Isso porque, tudo aquilo que vemos, ouvimos e sentimos tiveram como início a natureza: violões que foram fabricados a partir da madeira de árvores; os alimentos ingeridos, industriais ou orgânicos, tiveram compostos retirados da natureza, os carros que vimos pelas ruas tiveram suas matérias primas retirados do meio ambiente, enfim. A natureza é a responsável por tudo e por todos.

No entanto, os seres humanos não aprenderam ainda as regras do jogo da vida, por conta das incessantes explorações ambientais promovidas por grandes corporações ou grandes proprietários de Terra. O que se vê diante dessa negligência por parte dos humanos é vários desequilíbrios ambientais. Um dos mais recentes e impactantes foi o desastre em Mariana, Minas Gerais, onde uma barragem de sedimentos de propriedade da mineradora Vale e Samarco se rompeu, liberando milhares de metros cúbicos de lama e restos de mineração no Rio Doce, causando a sua “morte”. É considerado o maior desastre ambiental da história do Brasil, e os seus legados negativos ainda perdurarão por décadas.

As atenções são voltadas, também, para a floresta amazônica, que é considerado um dos maiores santuários de biodiversidade do mundo. Sofrendo com desmatamento constante, a área é sempre alvo de proteções governamentais a fim de preservar as espécies animais e vegetais, para não acabarem sendo ceifadas pela ganância e pelo autoritarismo.

 

As Borboletas e a Sua Importância no Meio Ambiente

Como já dito no início desse artigo, os pesquisadores estão cada vez mais buscando meios de interpretar os sinais da natureza em reação às ações humanas que vem cada vez mais causando impactos no meio ambiente. Descobriu-se que as borboletas são um importante método para que isso aconteça. Isso porque, alguns dizem que a presença de borboletas em certos locais pode indicar o grau de impacto ambiental provocado.

É sabido que todas as espécies geralmente procuram os locais que mais lhe propiciam recursos essenciais para sua sobrevivência. Tais recursos são, ainda, alvo de disputas entre as espécies, permanecendo aquela que mais conseguir se adaptar as condições do ambiente – isso é a seleção natural, proposta por Darwin- sendo que a outra espécie, menos preparada, sumiria aos poucos.

Por conta disso, os cientistas e pesquisadores começaram a estudar um grupo de espécies de borboletas que estão presentes na Floresta Amazônica, para tentar entender o impacto ambiental causado por lá.

 

clique na imagem

 

Share:

Leave a Comment

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

X
Bem vindo ao Kingopark
Seja bem vindo ao Kingopark
wpChatIcon